domingo, 10 de março de 2013

A importância de "bloquear"

Não tenho a certeza que "bloquear" seja o termo correcto em português. É uma tradução literal do termo em inglês "blocking", que significa colocar o trabalho na sua forma final, humedecendo-o ligeiramente e deixando-o secar na posição pretendida, com a ajuda de alfinetes. Confesso que raramente termino os meus trabalhos deste modo, até porque prefiro o cair natural da peça, especialmente em xailes. Eventualmente, lavo a peça à mão em água morna com um amaciador bem cheiroso e passo-a a ferro com uma toalha húmida por cima. Mas a verdade é que há peças para as quais a tarefa final de bloquear é imprescindível, para que ganhem a forma pretendida.

Há já algum tempo que vejo algumas peças de bijuteria feitas em crochet e quando adquiri o livro de flores em crochet de que falei no post anterior, pensei logo que muitas delas ficariam lindas num fio ou nuns brincos. Mas são tantos os projectos que me passam pela cabeça todos os dias, que ainda não me tinha atrevido neste mundo da bijuteria em crochet. Nos últimos tempos, tenho encontrado brincos simplesmente maravilhosos. E eu aqui me confesso uma fã incondicional de brincos! Por isso, este fim-de-semana aventurei-me! Fiz o primeiro. Está agora a secar. Amanhã vou comprar as peças para pendurar na orelha. Prometo mostrar-vos o resultado final ;)


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ripple & Flores


Uma das coisas que mais gosto no crochet é a sua versatilidade e variedade de técnicas, obtidas por simples combinações diferentes dos pontos básicos. É o exemplo do Ripple, do qual se obtém um lindo padrão em zig-zag. Existe o ripple simples, que combina apenas pontos altos, e depois existem ripples mais elaborados, como o trabalho que estou a fazer, que combina pontos altos e pontos de correia, conforme indica o esquema abaixo.


Esquema de chevron ripple (Fonte: http://www.mooglyblog.com/chevron-lace-wrap)


Não contente com esta sucessão de bolinhas e tracinhos, resolvi adicionar-lhe umas florzinhas, que vão sendo encadeadas no esquema de ripple. Estas aprendi a fazer num livro que recomendo a todos os amantes de motivos florais em crochet. 

Usando um maravilhoso fio de 70% Baby Alpaca e 30% Seda de Amoreira, fino, leve e com um toque deliciosamente macio e sedoso, estou a fazer uma encharpe que vou oferecer como reconhecimento a uma amiga que no último ano me deu uma ajuda inestimável. Mas ssssssssssshhhhh! não lhe digam nada! É segredo ;)